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A Verdadeira História dos Corn Flakes da Kellogg's



Como nasceram os Corn Flakes
O Dr. John Harvey Kellogg, diretor do Sanatório, estava procurando um substituto para o pão comum, que fosse facilmente mastigável, já que o pão duro e torrado do sanatório havia quebrado a dentadura de várias senhoras. O Dr. Kellogg estava convencido de que tinha que encontrar um alimento já cozido que pudesse substituir o pão torrado que serviam e que não tivesse estes problemas.

Em 1894, J.H. Kellogg ouviu falar sobre o trigo Rayado, um cereal pronto para comer inventado por Henry Perky, em Denver, Colorado. Assim, J.H. achou que poderia aperfeiçoar a idéia com seu irmão, e juntos, começaram a procurar novas formas de alimentos baseados no trigo. Um dia, enquanto se preparavam para passar o trigo cozido através dos cilindros para fazer um purê, foram chamados fora da cozinha. Depois de dois dias, o trigo estava seco, mas os irmãos resolveram utilizá-lo assim mesmo para ver o que aconteceria. O que saiu dos cilindros não foram as lâminas longas e planas de massa que eles esperavam, mas sim, flocos muito finos. Cada grão de trigo havia se achatado e se transformado em um floco de trigo. Estes flocos, após tostados ficavam crocantes, leves e saborosos. Os irmãos Kellogg haviam descoberto acidentalmente, um novo alimento para o café da manhã . Ambos deixaram o trigo secar ao deixá-lo repousar, tal como Kellogg descreveu em sua patente de 18 de abril de 1896.

Os flocos de cereal e outros alimentos preparados pelos irmãos Kellogg tiveram grande aceitação e popularidade entre os pacientes do "San". Eles gostaram tanto que queriam continuar comendo os flocos após terminarem o tratamento e se retirarem do Sanatório. Para satisfazer a demanda, J.H. Kellogg formou um pequeno negócio para produzir e vender o cereal através do correio. Ele chamou a companhia de Sanitas Food Company ou Companhia Alimentícia Nutricional Sanitas e encarregou seu irmão Will de gerenciá-la. A Sanitas vendia a um mercado pequeno e restrito. Observando como os produtos eram populares, W.K. percebeu que vendendo a um mercado mais amplo, o público em geral, traria maiores lucros a companhia. Deste modo, ele deixou o Sanatório em 1906 e estabeleceu o que seria a Companhia Kellogg.

W.K. Kellogg iniciou os experimentos com os flocos de milho em 1895, que culminaram com o desenvolvimento dos primeiros flocos de milho, os Corn Flakes, patenteados em 1898. Cerca de 10 anos foram necessários para o desenvolvimento de um Corn Flake perfeito.

Na realidade, o processo é muito simples: o milho chega em forma de farelo (parte do grão de milho sem casca ou semente) e é amassado. Posteriormente, o farelo é transformado em flocos, que são secos, laminados e tostados e então, finalmente, as vitaminas são aplicadas. Os flocos resultantes deste processo parecem muito frágeis para suportar sua tremenda popularidade. Hoje, a Kellogg vende seus Corn Flakes em mais de 160 países.

A história do êxito dos Corn Flakes é muito complexa, porém, as comunicações ao consumidor através de propagandas têm sido de importância vital desde o início. A Kellogg tem chamado a atenção do consumidor através de suas mensagens e propagandas, a primeira delas publicada em 17 revistas em julho de 1906, onde cupons eram oferecidos para receber amostras grátis em mercados locais. A estratégia consistia em que poucas lojas ofereceriam o Corn Flakes, pois a Kellogg achou que desta forma os consumidores pressionariam as lojas locais a comparem os cereais da Kellogg para que pudessem distribuir as amostras grátis. E eles tiveram razão.

Desde as primeiras propagandas, era explicado que o cereal teria melhor sabor se consumido com leite. Um estudo dentro dos arquivos da companhia mostra que qualquer idéia que pudesse aumentar as vendas era explorada. Em 1915, a companhia investia cerca de um milhão de dólares por ano na promoção de seus produtos, através de prêmios, jogos e folhetos para as crianças e adolescentes. Além disso, a Kellogg organizava concursos de propagandas entre os consumidores de seus produtos. Como exemplos temos: "Corn Flakes como um alimento refrescante", em um ambiente sem ar condicionado dos anos 20; "Corn Flakes na hora do lanche", como era destacado em um anúncio de 1945. Porém, foi em 1952 que a Kellogg iniciou sua melhor idéia para aumentar as vendas dos Corn Flakes: a adição do açúcar. Desta forma, surgiram os Sucrilhos da Kellogg's, os quais foram um sucesso imediato, assim como o mascote que os representava, o Tigre Tony.

Os Corn Flakes da Kellogg's se converteram na marca representativa do fabricante líder de cereais no mundo:

Os Corn Flakes são geralmente o primeiro produto da Kellogg's introduzido em um novo país.

São consumidos no café da manhã em mais de 160 países .

Fonte:
KELLOGGS - LATINO


Postado em: 01/09/2008


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